MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS


DELIBERAÇÃO Nº 197 / 2025 - IF (12.28.01.26)

Nº do Protocolo: 23083.026297/2025-22
Seropédica-RJ, 23 de Maio de 2025.

O Conselho do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CONSUNI-IF), tendo em vista a decisão tomada em sua 240ª Reunião Ordinária, realizada em 9 de maio de 2025, e considerando o contido no processo nº 23083.063257/2024-81,

 

RESOLVE:

 

Aprovar as adequações referentes ao concurso público para a área de Estrutura anatômica da madeira e suas relações com a qualidade da madeira, silvicultura e meio ambiente do Departamento de Produtos Florestais ? DPF/IF, as quais sejam:

 

a) Exigências e Perfil do Candidato ? Graduação em Engenharia Florestal ou Engenharia Industrial Madeireira ou Tecnologia Agroindustrial ? Madeira, com Doutorado em Ciências Florestais, Ciência e Tecnologia da Madeira, Ciências Ambientais e Florestais, Ciências Florestais e Ambientais e Engenharia Florestal;

b) Barema da Prova de Títulos - Substituição da palavra "orientação" por "coorientação", haja vista conter atividades que são relacionadas a profissionais que já atuam ou atuaram na carreira de magistério superior, conforme prescrito no §4º do artigo 20 da Deliberação 270/CEPE/2023;

 

c) Barema da Prova Prática Os itens I (Desenvolvimento da Prova) e II (Relatório Escrito)obedecerão aos critérios de avaliação e de pontuação contidos no Anexo listado abaixo:
 
 

ANEXO 

 

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA PRÁTICA DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO ? Edital 15/2025

 

ÁREA: Estrutura anatômica da madeira e suas relações com a qualidade da madeira, silvicultura e meio ambiente

 

A prova prática será realizada para avaliar as habilidades técnicas e operacionais em relação às exigências específicas da área do concurso. Assim, nesta etapa o candidato desenvolverá atividades que simulam o ambiente de trabalho real, permitindo a análise de suas competências práticas. Desta forma, prova prática tem o objetivo testar as habilidades profissionais relacionadas ao cargo que pretende assumir dentro da temática do concurso.

 

Critérios de Avaliação

Número de Pontos

Máximo

Obtido

Item I ? Desenvolvimento da Prova

Operação e Manuseio do(s) equipamentos disponibilizados

15

 

Aplicação e Manuseio do(s) materiais/produtos/utensilios disponibilizados

15

 

Apresentação e exposição das atividades realizadas, domínio de

linguagem técnica.

10

 

Administração adequada do tempo para realização das atividades

10

 

Item II - Relatório Escrito

Conhecimento dos referencias teóricos e termos técnicos.

10

 

Correta utilização dos produtos e equipamentos utilizados no desenvolvimento da prova (Item I).

20

 

Domínio da língua escrita e capacidade de expressão de acordo

com o padrão previsto para escrita acadêmica.

10

 

Administração adequada do tempo para realização do Relatório

Escrito

10

 

Pontuação Final

100

 

 

  1. A etapa da prova prática consistirá na realização das atividades práticas inerentes aos itens do programa do concurso.

  2. O candidato terá o tempo máximo de 30 minutos para realização do item I ? Desenvolvimento da Prova deste barema e o tempo máximo de 30 minutos para realização do item II ? Relatório Escrito deste barema.

  3. O(s) tema(s) específico(s) da prova prática será(ão) extraído(s) dos pontos dentre aqueles elencados no programa do concurso.

 

 

Lista de materiais, utensílios e equipamentos disponibilizados e que poderão ser empregados durante a realização da prova prática.

 

Microscópio ótico de campo claro; Microscópio de luz polarizada; Microscópio de fluorescência; Microscópio eletrônico de varredura; Miroscópio estereoscópio; Micrótomo de deslizamento e/ou rotativo; Afiador de navalhas; Microdensitômetro de raios x; Penetógrafo; Resistógrafo; Tomógrafo de impulso; Mesa de medição de camadas de crescimento; Escanner; Microcomputador com Softwares: wincell, Decon Versão 2.38, Arboton Versão 2.11, Center PD-Toos PRO; Ultrasson; Trado de incremento; Lamina para microscopia lapidadas; Laminula lapidada; Placa de petri; Lamina de bisturi; Copo becker forma baixa graduado; Manta (tela manteada); Proveta graduada base; Tubo de ensaio; Pipeta graduada; Agar Sabouraud Maltose; Navalha descartável de perfil baixo; Peródixo de Hidrogênio 35%; Entelan; Safranina; Azul de astra; Acetato de Sódio Anidro; Acetato de Nbutila; Acetato de Etila; Ácido Acético Glacial; Ácido Sulfúrico; Ácido Clorídrico; Álcool Etílico; Álcool Metílico; Formaldeído; Fenol (Ácido Fenico); Peróxido de Hidrogênio 30%; Peróxido de Hidrogênio 35%; Xileno; Glicerina Bidestilada; Agar Agar; Azul de Toluidina; Entellan; Maltose; Auramina O-Cl; Xilol.




(Assinado digitalmente em 23/05/2025 10:36 )
ROBERTO CARLOS COSTA LELIS
DIRETOR DE INSTITUTO - TITULAR
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###192#4

Visualize o documento original em https://sipac.ufrrj.br/public/documentos/index.jsp informando seu número: 197, ano: 2025, tipo: DELIBERAÇÃO, data de emissão: 23/05/2025 e o código de verificação: cc4322b1da