MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS


ATA Nº 2037 / 2025 - IF (12.28.01.26)

Nº do Protocolo: 23083.027401/2025-04
Seropédica-RJ, 29 de Maio de 2025.
Ata da 240ª Reunião Ordinária do Conselho de Unidade do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizada em 9 de maio de 2025.
 

Às dez horas e vinte e cinco minutos do dia nove de maio do ano de dois mil e vinte e cinco, na Sala de Reuniões do IF, no prédio do Instituto de Florestas, reuniu-se o Conselho de Unidade do Instituto de Florestas (CONSUNI ? IF), para a realização da 240ª Reunião Ordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. Roberto Carlos Costa Lelis (Diretor do Instituto de Florestas, Presidente), Prof. Henderson Silva Wanderley, (Vice Chefe do Departamento de Ciências Ambientais), Prof.ª Vanessa Maria Basso (Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Produtos Florestais), Prof.ª Natália Dias de Souza (Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal); Prof. Alexandre Miguel do Nascimento (Representante dos Docentes); Marcelo Barroso Alves Pessoa (Representante Suplente dos Técnicos Administrativos). Constatado o quórum, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deu início a reunião consultando os demais sobre a inclusão de um ponto de pauta solicitado pela Chefia do DCA, o qual trata da Aprovação da criação da disciplina de Pós-graduação: Alterações climáticas e sistemas agrícolas: Impactos e Adaptações. Processo nº 23083.017723/2025-37. Relator: Prof. Henderson Wanderley. Não havendo objeção, o ponto acima entrou como extrapauta. Na oportunidade, a prof.ª Vanessa Basso, Chefe do DS, pediu ao Senhor Presidente a alteração da ordem de discussão, a fim de que os pontos de pauta do departamento por ela chefiado fossem pautados no começo da reunião, tendo em vista que teria um compromisso inadiável às 11 horas. Após a autorização dos conselheiros presentes, o Sr. Presidente agradeceu e passou à leitura do quarto ponto de pauta: Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação do pedido de Promoção Funcional do Prof. Samuel de Pádua Chaves e Carvalho do nível 4 da classe C para o nível 1 da classe D. Processo 23083.010742/2025-32. Relatora: Prof.ª Vanessa Basso. O Senhor Presidente passou a palavra à relatora que fez a leitura da documentação constante no processo na qual consta que o docente contabilizou 414, 2  pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 248, 0  pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 662, 2  pontos. Ao final, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Ato contínuo, tratou-se do quinto e sexto pontos de pauta: Aprovação do pedido de afastamento de curta duração no exterior, de 29/6/2025 a 5/7/2025, para participar do Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation em Oaxaca ? México e de 22/6/2025 a 27/6/2025, para participar do 4º Workshop promovido pelo FRB - Foundation for Research on Biodiversity em Montpellier ? França, em favor do docente Samuel de Pádua Chaves e Carvalho. Processos nº 23083.021577/2025-44 e nº 23083.022870/2025-29, respectivamente. Relatora: Prof.ª Vanessa Basso. O Senhor Presidente passou a palavra à relatora que fez a leitura da documentação constante nos processos e detalhou os objetivos das viagens pleiteadas. O Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Voltando à ordem de pauta, o Senhor Presidente passou ao primeiro ponto de pauta: Indicação de membros da Comissão Eleitoral para a escolha do Diretor e Vice-Diretor do IF ? Gestão 2025 ? 2029. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente comunicou que seu mandato expirará em setembro, sendo necessário dar início aos trâmites para a escolha da nova gestão e pediu indicação de nomes para composição da Comissão Eleitoral, a qual será aprovada na reunião do CONSUNI-IF do dia 9 de junho de 2025. Ao final da discussão, a proposta da comissão ficou assim definida: Rogério Luiz da Silva, Professor ? Presidente; Marcelo Barroso Alves Pessoa, Técnico Administrativo, como titulares; e Henderson Silva Wanderley, Professor; Cleide Silva de Souza, Técnica Administrativa, como suplentes. O Senhor Presidente ficou de consultar o Prof. Rogério sobre a sua participação na comissão e encaminhou a indicação da composição da Comissão Eleitoral para votação, sendo esta aprovada por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do segundo ponto de pauta: Indicação de membros da Comissão Eleitoral para a escolha dos representantes das categorias: Docente e Técnico-administrativo no CONSUNI-IF -Gestão 2025 ? 2027. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente pediu que aos chefes de departamento que indicassem nomes para integrarem as referidas Comissões Eleitorais. Após discussões, ficou acordado que o Senhor Presidente consultaria outros docentes e técnicos administrativos para as referidas comissões, além de consultar o CAEF para a indicação dos nomes da representação discente para as três comissões. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do terceiro ponto de pauta: Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação do pedido de progressão funcional da Prof.ª Flávia Souza Rocha do nível 2 para o nível 3 da Classe de Professor Associado. Processo nº 23083.007043/2025-13. Relator: Prof. Henderson Wanderley. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator, o qual leu a documentação do processo na qual consta que a docente contabilizou 544, 9  pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 226, 0  pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 770, 9  pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Na sequência, discutiu-se o sétimo ponto de pauta: Aprovação da Adequação das Exigências e do Perfil do Candidato, do Barema da Prova de Títulos e do Barema da Prova Prática do concurso público para a área de Estrutura anatômica da madeira e suas relações com a qualidade da madeira, silvicultura e meio ambiente do DPF. Processo nº 23083.063257/2024-81. Relator: Prof. Alexandre de Carvalho. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator o qual informou aos conselheiros presentes que, após os ajustes sugeridos pela divisão de concursos, ficaram assim definidos: i. Exigências e Perfil do Candidato ? Graduação em Engenharia Florestal ou Engenharia Industrial Madeireira ou Tecnologia Agroindustrial ? Madeira, com Doutorado em Ciências Florestais, Ciência e Tecnologia da Madeira, Ciências Ambientais e Florestais, Ciências Florestais e Ambientais e Engenharia Florestal; ii. Barema da Prova de Títulos ? Substituição no item II.9 da palavra ?orientação? por ?coorientação?, haja vista conter atividades que são relacionadas a profissionais que já atuam ou atuaram na carreira de magistério superior, conforme prescrito no §4º do artigo 20 da Deliberação 270/CEPE/2023; e iii. Barema da Prova Prática ? Os itens I ? Desenvolvimento da Prova e II ? Relatório Escrito, obedecerão aos critérios de avaliação e de pontuação, os quais constarão em Deliberação a ser emitida pelo Consuni. O chefe do DPF, o professor Alexandre Monteiro, informou ainda que a prova prática será realizada para avaliar as habilidades técnicas e operacionais em relação às exigências específicas da área do concurso. Assim, nesta etapa o candidato desenvolverá atividades que simulam o ambiente de trabalho real, permitindo a análise de suas competências práticas. Desta forma, a prova prática tem o objetivo de testar as habilidades profissionais relacionadas ao cargo que se pretende assumir dentro da temática do concurso. A etapa da prova prática consistirá na realização das atividades práticas inerentes aos itens do programa do concurso. O candidato terá o tempo máximo de 30 minutos para realização do item I ? Desenvolvimento da Prova deste barema e o tempo máximo de 30 minutos para realização do item II ? Relatório Escrito deste barema. O(s) tema(s) específico(s) da prova prática será(ão) extraído(s) dos pontos dentre aqueles elencados no programa do concurso. Finalizados os esclarecimentos, o Senhor Presidente encaminhou para votação e a proposta de adequações foi aprovada por unanimidade. Logo após, discutiu-se o oitavo ponto de pauta: Aprovação da Banca Examinadora do concurso público para a área de Estrutura anatômica da madeira e suas relações com a qualidade da madeira, silvicultura e meio ambiente do DPF. Processo nº 23083.063257/2024-81. Relator: Prof. Alexandre de Carvalho. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que fez a leitura dos documentos constantes no processo, dirimindo as dúvidas dos presentes. Em seguida, o Senhor Presidente encaminhou para votação, a proposta de aprovação da Banca Examinadora, a qual ficou assim definida, como Titulares: Claudia Marcia Gomes ? Presidente ? membro interno; Edy Eime Pereira Baraúna, Professor do Magistério Superior pela UFMG ? membro externo; Marcio Pereira da Rocha, Professor do Magistério Superior pela UFPR ? membro externo; e como Suplentes: Edvá Oliveira Brito, Professor do Magistério Superior,? membro interno; Divino Eterno Teixeira, Pesquisador Aposentado pelo IBAMA ? membro externo; Nabor da Silveira Pio, Professor do Magistério Superior pela UFAM? membro externo. Em seguida, o Senhor Presidente encaminhou para votação e a proposta da Banca Examinadora foi aprovada por unanimidade. Em seguida tratou-se do nono ponto de pauta: Aprovação da Adequação do Perfil do Candidato e do Barema da Prova de Títulos do concurso público para a área de Manejo de Paisagens Florestais e Serviços Ecossistêmicos do DCA. Processo nº 23083.061364/2024-74. Relator: Prof. Henderson Wanderley. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que detalhou os pontos de adequações solicitados no Despacho nº 51871 / 2024 ? DASDP, as quais sejam: i.  Perfil do Candidato ? Doutorado nas Áreas de Conhecimento/CAPES: Recursos Florestais e Engenharia Florestal, ou Ecologia, ou Botânica, ou Zoologia, ou Agronomia, ou Engenharia Agrícola, ou Geociências, ou Interdisciplinar; ii. Barema da Prova de Títulos: Substituição no item II.9 da palavra ?orientação? por ?coorientação?, haja vista conter atividades que são relacionadas a profissionais que já atuam ou atuaram na carreira de magistério superior, conforme prescrito no §4º do artigo 20 da Deliberação 270/CEPE/2023. Finalizados os esclarecimentos, o Senhor Presidente encaminhou para votação, sendo a mesma aprovada por unanimidade. Como Extrapauta, foi apreciada a criação da disciplina de Pós-graduação: Alterações climáticas e sistemas agrícolas: Impactos e Adaptações. Processo nº 23083.017723/2025-37. Relator: Prof. Henderson Wanderley. Após discussão, foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em Assuntos Gerais, o Senhor Presidente deu ciência aos conselheiros acerca dos seguintes tópicos: i. Memorando enviado pela Reitoria que trata do Contingenciamento, ii. Convite enviado pela Reitoria para Reunião com Diretores de Institutos; iii. Emissão da Portaria da Comissão de Indivíduos Arbóreos e criação do Comitê Técnico da UFRRJ. O prof. Alexandre Monteiro, membro do referido comitê, fez um breve relato do início dos trabalhos e a percepção do comitê no que diz respeito aos laudos emitidos nos processos já recebidos pelo grupo. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião às onze horas e vinte e cinco minutos. Para constar, eu, Cleide Silva de Souza, lotada no Instituto de Florestas, lavrei a presente Ata que segue para assinatura digital minha e dos demais Conselheiros. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx




(Assinado digitalmente em 29/05/2025 11:59 )
ALEXANDRE MIGUEL DO NASCIMENTO
PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###70#7
(Assinado digitalmente em 29/05/2025 15:44 )
ALEXANDRE MONTEIRO DE CARVALHO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###866#3



(Assinado digitalmente em 29/05/2025 16:30 )
MARCELO BARROSO ALVES PESSOA
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###452#3



(Assinado digitalmente em 30/05/2025 11:03 )
NATALIA DIAS DE SOUZA
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - SUBSTITUTO
CoordCGEFlo (12.28.01.00.00.00.00.26)
Matrícula: ###728#2



(Assinado digitalmente em 29/05/2025 15:46 )
ROBERTO CARLOS COSTA LELIS
DIRETOR DE INSTITUTO - TITULAR
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###192#4



(Assinado digitalmente em 29/05/2025 11:52 )
VANESSA MARIA BASSO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###078#4

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