MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS


ATA Nº 2406 / 2025 - IF (12.28.01.26)

Nº do Protocolo: 23083.031072/2025-98
Seropédica-RJ, 16 de Junho de 2025.

Ata da 241ª Reunião Ordinária do Conselho de Unidade do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizada em 9 de junho de 2025. 

 

Às dez horas e onze minutos do dia nove de maio do ano de dois mil e vinte e cinco, na Sala de Reuniões do IF, no prédio do Instituto de Florestas, reuniu-se o Conselho de Unidade do Instituto de Florestas (CONSUNI ? IF), para a realização da 241ª Reunião Ordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. Jarbas Marçal de Queiroz (Vice-Diretor do Instituto de Florestas, Presidente), Prof. André Felippe Nunes de Freitas, (Chefe do Departamento de Ciências Ambientais), Prof.ª Vanessa Maria Basso (Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Produtos Florestais),  Prof.ª Natane Miranda do Amaral Pádua (Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal),  Maria Carolina Souza da Cruz (Representante Titular dos Técnicos Administrativos) e Thuane Sofia Gomes dos Santos (Representante Titular dos Discentes). Constatado o quórum, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, deu início a reunião e passou à leitura do primeiro ponto de pauta: Homologação do ato ad referendum que aprovou a Comissão Eleitoral  para a escolha do Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Florestas ? Gestão 2025-2029. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz. O Senhor Presidente informou aos demais conselheiros que a Comissão Eleitoral ficou assim definida: Rogério Luiz da Silva Professor, como Presidente; Marcelo Barroso Alves Pessoa, Técnico Administrativo; Julia Pessanha Monteiro, Discente,  como titulares, e Henderson Silva Wanderley, Professor; Cleide Silva de Souza, Técnica Administrativa; Isabela da Silva Bueno, Discente, como suplentes, conforme o contido na Portaria n º 3020/2025 - IF do dia 19 de maio de 2025. O Senhor presidente encaminhou o ponto para votação e este foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do segundo ponto de pauta: Homologação do ato ad referendum que aprovou as Comissões Eleitorais  para a escolha dos representantes das categorias: Docentes e Técnicos Administrativos no CONSUNI/IF ? Biênio 2025/2027. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz. O Senhor Presidente informou aos demais conselheiros que as referidas Comissões Eleitorais ficaram assim definidas: a) Docentes: Albert Luiz Suhett, Professor, como Presidente; Cleide Silva de Souza, Técnica Administrativa; Julia Pessanha Monteiro, Discente, como titulares, e Emanuel José Gomes de Araújo, Professor; André Xavier do Amaral, Técnico Administrativo; Isabela da Silva Bueno, Discente, como suplentes, conforme o contido na Portaria nº 3021/2025 - IF, do dia 19 de maio de 2025, e b) Técnicos Administrativos: Albert Luiz Suhett, Professor, como Presidente; Bruno Geike de Andrade, Técnico Administrativo; Julia Pessanha Monteiro, Discente, como titulares, e Emanuel José Gomes de Araújo, Professor; André Xavier do Amaral, Técnico Administrativo; Isabela da Silva Bueno, Discente como suplentes, conforme o contido na Portaria nº 3022/2025 - IF, do dia 19 de maio de 2025. Sanadas as dúvidas, o Senhor presidente encaminhou o ponto para votação e este foi aprovado por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do terceiro ponto de pauta: Homologação do ato ad referendum que aprovou o Edital para a escolha do Diretor e Vice-Diretor do IF ? Gestão 2025-2029. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz. O Senhor Presidente detalhou os pontos constantes no edital, feito isso, encaminhou o pleito para votação e este foi aprovado por unanimidade. Ato contínuo, tratou-se do quarto ponto de pauta: Homologação do ato ad referendum que aprovou os Editais para a escolha dos representantes das categorias: Docentes e Técnicos Administrativos no CONSUNI/IF ? Biênio 2025/2027. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz.  O Senhor Presidente detalhou os pontos dos editais feito isso, encaminhou o pleito para votação e este foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do quinto ponto de pauta: Aprovação da alteração dos cronogramas dos Editais nº 353/2025 ? IF e 358/2025 ? IF para a escolha dos representantes das categorias: Docentes e Técnicos Administrativos no CONSUNI/IF ? Biênio 2025/2027. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz. O Senhor Presidente detalhou os motivos para as alterações dos cronogramas dos editais feito isso, encaminhou o pleito para votação e este foi aprovado por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do sexto ponto de pauta: Aprovação da correção do período de afastamento de curta duração no exterior (Paraguai), em favor do Professor Roberto Carlos Costa Lelis de 24/11/2026 até 30/11/2026 para 24/11/2024 até 30/11/2024. Relator: Prof. Jarbas M. de Queiroz. O Senhor Presidente expôs aos demais conselheiros, os motivos das correções nas datas, e que estas foram solicitadas pela CODEP. Ao final, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Na sequência, discutiu-se o sétimo e o oitavo pontos de pauta, por serem da mesma natureza: Processo nº 23083.028097/2025-12 e Processo nº 23083.028060/2025-86Aprovação do pedido de afastamento de curta duração no exterior, em favor dos Professores Roberto Carlos Costa Lelis e Fernando José Borges Gomes, no período de 01/07/2025 até 04/07/2025 para serviços de extensão em Tecnologia de Celulose e Papel na Empresa Paracel, na cidade de Assunção ? Paraguai. Relator: Prof. Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que explicou aos presentes que o afastamento visava dar continuidade às atividades já desenvolvidas em parceira com a referida empresa. Colocados em votação, os afastamentos foram aprovados por unanimidade. Em seguida tratou-se do nono ponto de pauta: Aprovação da progressão funcional VERTICAL da Docente Gilmara Pires de Moura Palermo da Classe de Professor Adjunto, Nível B4 para Professor Associado C, Nível 1 (Novo Reposicionamento a partir da MP nº 1.286/2024). Processo nº 23083.022297/2025-53. Relator: Prof. Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator, o qual leu a documentação do processo na qual consta que a docente contabilizou 492,6 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 282,8 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 775,4 pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Depois tratou-se do décimo ponto de pauta: Aprovação da criação da disciplina de Pós-graduação intitulada: IFXXXX ? Riscos e Adaptações às Mudanças Climáticas. Processo nº 23083.027753/2025-51. Relator: Prof. André Freitas. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que leu a Ementa e o Programa Analítico da Disciplina para os conselheiros presentes, sanadas as dúvidas, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Logo após, tratou-se do décimo primeiro ponto de pauta: Aprovação de afastamento da Prof.ª Vanessa de Arruda Souza para realização de pós-doutorado em Portugal. Relator: Prof. André Freitas. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator, o qual leu a documentação constante no processo na qual consta que a docente pretende realizar o pós-doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal, mediante aprovação no Edital nº 01/2025 ? CODEP/ DASDP/PROGEP, de acordo com o projeto aprovado pelo CNPq no edital de Cooperação Científica Internacional ?Tecnologias para a gestão hídrica da vegetação visando a adaptação às alterações climáticas?, tendo nº de processo: 443296/2023-5, com Termo de Outorga assinado referente a vigência de início: 05/01/2024 e fim: 31/01/2026. Ao final das explicações, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade. Posteriormente, tratou-se do décimo segundo ponto de pauta: Aprovação da indicação de membros para a Banca Examinadora do concurso público para a área de Manejo de Paisagens Florestais e Serviços Ecossistêmicos. Processo nº 23083.061364/2024-74. Relator: Prof. André Freitas. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator o qual informou que os nomes indicados foram aprovados na reunião do Departamento, conforme ata. Em seguida, o Senhor Presidente encaminhou para votação, a proposta de aprovação da Banca Examinadora, a qual ficou assim definida, como Internos: Rafaella De Angeli Curto, Professora do Magistério Superior pelo DCA/IF/UFFRJ; Marcel Carvalho Abreu, Professor do Magistério Superior pelo DCA/IF/UFFRJ; Rodolfo Cesar Real de Abreu, Professor do Magistério Superior pelo DCA/IF/UFFRJ; Jayme Magalhães Santangelo, Professor do Magistério Superior pelo DCA/IF/UFFRJ; Bruno Araújo Furtado de Mendonça, Professor do Magistério Superior pelo DS/IF/UFFRJ, como Externos: Elaine Cristina Cardoso Fidalgo, Pesquisadora pela Embrapa Solos; Carla Bernadete Madureira Cruz, Professor do Magistério Superior pelo Igeo/UFRJ; Mariella Camardelli Uzeda, Pesquisadora pela Embrapa Agrobiologia; José Eduardo Macedo Pezzopane, Professor do Magistério Superior pela UFES ? Depto. de Ciências Florestais; Wellington Kiffer de Freitas, Professor do Magistério Superior pela UFF ? Depto. de Geoquímica. O relator lembrou ainda que a composição final dependerá da disponibilidade dos membros externos e da ausência de conflitos de interesse. Em seguida, o Senhor Presidente encaminhou para votação e a proposta da Banca Examinadora foi aprovada por unanimidade. Em Assuntos Gerais, o Senhor Presidente deu ciência aos conselheiros acerca dos seguintes tópicos: i. Memorandos circulares enviados pela Reitoria que tratam do convite para a Cerimônia de Abertura da Semana Rural e, das recomendações gerais quanto ao funcionamento das atividades administrativas e acadêmicas, bem como da restrição de acesso de veículos ao campus de Seropédica; ii. Memorando da PROEXT para divulgação do Edital nº26/2025 ? PROEXT/UFRRJ ? Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT 2025). O prof. André Freitas fez dois informes, a saber: o processo seletivo para a turma 2025 (T15) do PPGPDS/UFRRJ) teve o período de inscrição prorrogado até o dia 15/06/2025 e, a divulgação do 14º Seminário Diálogos para as Práticas do Desenvolvimento Sustentável (14º SDPDS), o qual será transmitido pelo canal do PPGPDS no Youtube e ocorrerá do dia 30/06/2025 até 04/07/2025, para a Mesa de Abertura foi convidado o professor Carlos Nobre da USP. A professora Vanessa Basso falou sobre a reunião que teve com a professora Maria Ivone, Pró-reitora de Extensão, acerca da logística para a realização da Semana Rural 2025 e disse ter sugerido algumas adequações visando a melhoria no repasse das informações/ divulgação dos locais das oficinais e/ou minicursos entre outros, além de uma melhor organização dos espaços disponibilizados para as equipes participantes. A representante discente no Consuni, Thuane Sofia, falou sobre o andamento da programação da XXI SAEF, as dificuldades em conseguir patrocínio e consultou os docentes quanto à disponibilidade em auxiliá-los para a submissão de trabalhos. Os professores fizeram várias sugestões para a concretização da Semana Acadêmica de 2025. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião às onze horas e cinquenta e cinco minutos. Para constar, eu, Cleide Silva de Souza, lotada no Instituto de Florestas, lavrei a presente Ata que segue para assinatura digital minha e dos demais Conselheiros. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 




(Assinado digitalmente em 16/06/2025 15:16 )
ALEXANDRE MONTEIRO DE CARVALHO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###866#3
(Assinado digitalmente em 16/06/2025 15:16 )
ANDRE FELIPPE NUNES DE FREITAS
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptCAmb (12.28.01.00.00.00.00.29)
Matrícula: ###817#0



(Assinado digitalmente em 16/06/2025 15:58 )
JARBAS MARCAL DE QUEIROZ
DIRETOR DE INSTITUTO - SUBSTITUTO
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###563#1



(Assinado digitalmente em 16/06/2025 15:10 )
MARIA CAROLINA SOUZA DA CRUZ
ASSISTENTE DE LABORATORIO
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###552#8



(Assinado digitalmente em 16/06/2025 15:15 )
NATANE AMARAL MIRANDA PADUA
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - TITULAR
CoordCGEFlo (12.28.01.00.00.00.00.26)
Matrícula: ###564#0



(Assinado digitalmente em 17/06/2025 09:47 )
VANESSA MARIA BASSO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###078#4



(Assinado digitalmente em 16/06/2025 19:07 )
THUANE SOFIA GOMES DOS SANTOS
DISCENTE
Matrícula: 2021######4

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