Às dez horas e doze minutos do dia onze de julho do ano de dois mil e vinte e cinco, na Sala de Reuniões do IF, no prédio do Instituto de Florestas, reuniu-se o Conselho de Unidade do Instituto de Florestas (CONSUNI ? IF), para a realização da 242ª Reunião Ordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. Roberto Carlos Costa Lelis (Diretor do Instituto de Florestas, Presidente), Prof. André Felippe Nunes de Freitas (Chefe do Departamento de Ciências Ambientais), Prof. José Carlos Arthur Júnior (Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Produtos Florestais), Prof.ª Natane Amaral Miranda Padua (Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal) e Thuane Sofia Gomes dos Santos (Representante Titular dos Discentes). Constatado o quórum, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, deu início a reunião e passou à leitura do primeiro ponto de pauta: Homologação do Resultado da Consulta para a Diretoria do Instituto de Florestas ? Quadriênio 2025-2027. Relator: Prof. Rogério L. da Silva. O Senhor Presidente passou a palavra ao Presidente da Comissão Eleitoral que detalhou o relatório de votação emitido pelo módulo do sistema SIG, o SIGEleição. O Prof. Rogério Luiz ressaltou que foi registrado um total de 99 (noventa e nove) votos, sendo 96 (noventa e seis) votos válidos, 1 (um) voto em branco e 2 (dois) votos nulos. De acordo com o Presidente da Comissão, dentre os eleitores aptos a votar, houve uma participação de 92,1% dos docentes (35/38), 68,7% dos técnicos-administrativos (11/16) e 11,7% dos discentes (53/452). Ao se realizar a apuração, observou-se que a Chapa ? JUNTOS PELO IF, cuja formação é composta pelos docentes Roberto Carlos Costa Lelis (DPF) e Eduardo Vinícius da Silva (DS), obteve 34 (trinta e quatro) votos de docentes, 10 (dez) votos de técnico-administrativos e 52 (cinquenta e dois) votos de discentes. Assim sendo, a Comissão Eleitoral declarou a Chapa ? JUNTOS PELO IF, única inscrita para o certame, como vencedora do pleito. Após os esclarecimentos, o Senhor Presidente encaminhou o item para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do segundo ponto de pauta: Homologação do Resultado da Eleição da Representação Docente no CONSUNI/IF ? Biênio 2025/2027. Proc. nº 23083.025899/2025-62. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente informou aos conselheiros presentes que 38 (trinta e oito) docentes estavam aptos a votar, sendo registrado um total de 30 (trinta) votos válidos, com um percentual de 78,94%. Dos votos válidos registrados, o professor Rogério Luiz da Silva recebeu 17 (dezessete) votos, o que vem a ser 56,67% dos votos válidos, já o professor Carlos Domingos da Silva obteve 13 (treze) dos votos válidos, atingindo o percentual de 43,33% desses votos. O Senhor Presidente encaminhou o item para votação, e o mesmo foi aprovado por unanimidade. Portanto, os servidores docentes Rogério Luiz da Silva e Carlos Domingos da Silva, respectivamente, titular e suplente, são os novos representantes da categoria no CONSUNI/IF. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do terceiro ponto de pauta: Homologação do Resultado da Eleição da Representação Técnico-administrativa no CONSUNI/IF ? Biênio 2025/2027. Proc. nº 23083.025903/2025-92. Relator: Prof. Roberto Lelis. Mais uma vez, o Senhor Presidente fez repassou os dados do pleito aos conselheiros presentes, a saber: 16 (dezesseis) técnicos-administrativos estavam aptos a votar. A consulta teve 12 (doze) votos válidos, o que representa 75% do universo votante. A servidora técnico-administrativa Cleide Silva de Souza recebeu 8 (oito) votos, sendo 66,67% dos votos válidos, e o técnico-administrativo Marcelo Barroso Alves Pessoa recebeu 4 (quatro) votos, o equivalente a 33,33% dos votos válidos. Ao final do relato, o Senhor Presidente encaminhou o item para votação, e este recebeu aprovação unânime. Dessa forma, os servidores técnico-administrativos Cleide Silva de Souza e Marcelo Barroso Alves Pessoa, respectivamente, titular e suplente, passam a representar a categoria no CONSUNI/IF. Ato contínuo, tratou-se do quarto ponto de pauta: Aprovação da nova Comissão Setorial de Extensão do Instituto de Florestas ? Biênio 2025-2027. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente fez a leitura dos nomes dos servidores que compõem a Comissão, a saber: Vanessa Maria Basso, como Presidente; Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho, como Suplente; Edvá Oliveira Brito, como Membro; Claudia Moster, como Membro; Alessandro Moreira Lima, como Membro; Alexandre Monteiro de Carvalho, como Membro; Vanessa de Arruda Souza, como Membro. O Senhor presidente encaminhou o ponto para votação e este foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do quinto ponto de pauta: Indicação de nomes para a homenagem com o Diploma do Mérito e Inscrição no Livro de Mérito do CREA/RJ ? Edição 2025 ? Ofício nº 05320/2025 ? CREA-RJ. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente informou aos presentes sobre o Ofício enviado pelo CREA-RJ e sugeriu a indicação do nome do Professor Ângelo Rafael Greco para a Inscrição do nome no Livro do Mérito do CREA-RJ, ano 2025, na categoria Post Mortem. Como não houve nenhuma oposição, o Senhor presidente encaminhou o ponto para votação e este foi aprovado por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do sexto ponto de pauta: Aprovação da criação da Atividade Integradora de Formação AAXXX ? Prática de Extensão em Silvicultura. Processo nº 23083.071720/2024-68. Relatora: Prof.ª Natane Padua. O Senhor Presidente passou a palavra à relatora que expôs os objetivos com a criação da referida atividade e quais são as dificuldades encontradas hoje pelo discente para conseguir atingir as 395 (trezentas e noventa e cinco) horas exigidas em atividades de extensão. Ainda fazendo uso da palavra, a relatora disse que o item já foi aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), pelo Colegiado do Curso e pela Comissão Setorial de Extensão do IF. Após breves comentários, o Senhor presidente encaminhou o pleito para votação e este foi aprovado por unanimidade. Na sequência, discutiu-se o sétimo ponto de pauta: Aprovação do cancelamento do afastamento de curta duração no exterior (Chile), em favor do Prof. Edvá O. Brito, durante o período de 28/04/2025 até 02/05/2025. Proc. nº 23083.013645/2025-00. Relator: Prof. Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que fez saber aos demais conselheiros que, por solicitação da CODEP, o cancelamento da viagem (motivado por problemas de saúde do requerente), precisava ser pautado no Conselho de Unidade, a fim de que ficasse registrado em ata. Após os esclarecimentos, o Senhor presidente encaminhou o pleito para votação, sendo aprovado por unanimidade. Em seguida, tratou-se do oitavo ponto de pauta: Aprovação do pedido de afastamento de curta duração no exterior (EUA) em favor do Prof. Jerônimo B. B. Sansevero, durante o período de 25/09/2025 a 06/10/2025 para participação no 11th World Conference on Ecological Restoration (SER2025), em Denver e para visita técnica ao FOCAL Lab ? University of California, em Davis. Proc. nº 23083.034158/2025-72. Relator: Prof. André Freitas. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que expôs aos presentes os objetivos da viagem, após breves comentários, o Senhor presidente encaminhou o pleito para votação e este foi aprovado por unanimidade. Depois tratou-se do nono ponto de pauta: Aprovação do pedido de afastamento de curta duração no exterior (Nova Zelândia) em favor do Prof. Rodolfo Cesar R. de Abreu, durante o período de 27/08/2025 até 09/09/2025 para participação na 17th International Conference on the Ecology and Management of Alien Plant Invasions, promovido pela Lincoln University, em Christchurch. Proc. nº Proc. nº 23083.033811/2025-86. Relator: Prof. André Freitas. Mais uma vez, o Senhor Presidente passou a palavra ao relator que fez os esclarecimentos pertinentes sobre a motivação da viagem. Sem objeção do Colegiado, o Senhor presidente encaminhou o pleito para votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. Logo após, tratou-se do décimo ponto de pauta: Aprovação do pedido de afastamento de curta duração no país (Cachoeiras de Macacu), em favor do Prof. André Felippe Nunes de Freitas, para ministração das disciplinas Ecologia de Campo I e II na Reserva Ecológica do Guapiaçu. Relator: Prof. André Freitas. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que sanou as possíveis dúvidas; finalizada essa etapa, o Senhor presidente encaminhou o pleito para votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. Em Assuntos Gerais, o Senhor Presidente pediu aos Conselheiros sugestões de como o Instituto poderá prestar homenagem à professora Silvia Regina Goi que faleceu recentemente; ao final das discussões, ficou acordado que o Chefe do DCA, o prof. André Freitas, conversaria com os professores do seu Departamento a fim de definirem qual seria a melhor opção dentre as apresentadas e que a homenagem aconteça durante a Semana Acadêmica. A aluna Thuane Sofia, representante dos discentes, reforçou o pedido feito pelo CAEF para a liberação de uma sala de aula dos departamentos para que as palestras da XXI SAEF possam ser realizadas. O prof. André Freitas comunicou aos presentes sobre o problema de saúde do prof. Carlos Domingos e que segundo reportou a família, o mesmo já estava em recuperação. O Chefe do DPF, o prof. Alexandre Monteiro, solicitou ajuda da Diretoria do Instituto junto à Reitoria para a compra das passagens dos membros externos da Banca do Concurso. O Senhor Presidente informou que a Reitoria pede que o Departamento/Setor interessado envie um memorando com todas as informações sobre a viagem (dados do membro da banca, o cronograma do concurso, etc.) A prof.ª Natane Padua, Coordenadora do Curso de Graduação, aproveitou para divulgar que, agora, a opção de trancamento de matrícula no SIGAA fica aberta para o aluno até o mês de outubro e funcionará como um teste durante o período de um ano, e tem como intuito diminuir abandono de disciplinas, bem como reduzir o número de processos de trancamentos abertos pela coordenação. O prof. André de Freitas, externou sua preocupação com o número alarmante de reprovação por falta, bem como a dificuldade que os alunos têm em assimilar o conteúdo dado em sala de aula, quer seja na interpretação de texto quer no cálculo de alguma questão elementar para alunos de graduação. Ainda fazendo uso da palavra, o mesmo professor se disse assustado com o atual quadro dos alunos ingressantes na Universidade. O prof. Arthur Júnior expôs uma dúvida trazida pelo prof. Samuel Carvalho no que diz respeito à demora na tramitação do seu processo de progressão funcional e na avaliação por parte da CPPD. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião às onze horas e dezesseis minutos. Para constar, eu, Cleide Silva de Souza, lotada no Instituto de Florestas, lavrei a presente Ata que segue para assinatura dos demais Conselheiros. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx