MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS


ATA Nº 4132 / 2025 - IF (12.28.01.26)

Nº do Protocolo: 23083.047746/2025-76
Seropédica-RJ, 22 de Agosto de 2025.
Ata da 243ª Reunião Ordinária do Conselho de Unidade do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizada em 08 de agosto de 2025.
 
Às dez horas e vinte minutos do dia oito de agosto do ano de dois mil e vinte e cinco, na Sala de Reuniões do IF, no prédio do Instituto de Florestas, reuniu-se o Conselho de Unidade do Instituto de Florestas (CONSUNI ? IF), para a realização da 243ª Reunião Ordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. Roberto Carlos Costa Lelis (Diretor do Instituto de Florestas, Presidente)Prof. Emanuel José Gomes de Araújo (Vice-Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Produtos Florestais) Prof.ª Natane Amaral Miranda Padua (Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal), Cleide Silva de Souza (Representante Titular dos Técnicos Administrativos) e Thuane Sofia Gomes dos Santos (Representante Titular dos Discentes). Constatado o quórum, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos, deu início a reunião e passou à leitura do primeiro ponto de pauta: Correção do horário de encerramento da 147ª Reunião Extraordinária do CONSUNI ? IF que aprovou o Resultado da Consulta para a Diretoria do Instituto de Florestas ? Quadriênio 2025-2029. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente explicou aos conselheiros presentes o equívoco ocorrido: a reunião começou às dez horas e três minutos e terminou às dez horas e dez minutos. Não havendo objeções, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do segundo ponto de pauta: Homologação do ato ad referendum que aprovou a ação de extensão Projeto Empresa Júnior de Engenharia Florestal ?Flora Júnior?, sob a coordenação dos professores José Carlos Arthur Junior e Alexandre Monteiro de Carvalho. Relator: Prof. Emanuel José Gomes de Araújo. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator e este, auxiliado pelo professor Alexandre Monteiro, um dos coordenadores do projeto, explicou os objetivos do mesmo, esclarecendo a todos que a partir da curricularização da Extensão faz-se necessária a regulamentação do projeto, a fim de que haja o vínculo com a PROEXT. Ao final das explicações, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do terceiro ponto de pauta: Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação da progressão funcional da Prof.ª Natane Amaral Miranda Padua, do nível 2 da classe C para o nível 3 da classe C. Processo nº 23083.032299/2025-51. Relator: Prof. Emanuel José Gomes de Araújo. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que leu a documentação constante no processo na qual consta que a docente contabilizou 506,6 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 391,0 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 897,6 pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, tendo sido aprovado por unanimidade. Ato contínuo, tratou-se do quarto ponto de pauta: Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação da progressão funcional do Prof. Emanuel José Gomes de Araújo, do nível 1 da classe D para o nível 2 da classe D. Processo nº 23083.031890/2025-91. Relator: Prof. Roberto Lelis. O Senhor Presidente leu a documentação constante no processo na qual consta que o docente contabilizou 632,2 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 377,0 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 1.009,2 pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Os conselheiros presentes parabenizaram os docentes Natane Amaral e Emanuel Araújo pela progressão. Em Assuntos Gerais, foram discutidos os seguintes tópicos: i. A representante do CAEF, Thuane Sofia falou sobre as alterações, de última hora, ocorridas na programação do evento da XXI SAEF; ii. Confirmação da liberação de transporte para levar os alunos à Flona Mário Xavier; iii. Homenagem à professora Silvia Regina Goi, a ser realizada às 14 horas do dia 13 de agosto, durante a XXI SAEF. Ainda sobre a Semana Acadêmica, os Conselheiros elogiaram a Comissão Organizadora pela garra e empenho nos preparativos e pelo sucesso na divulgação do evento; iv. Homenagem ao professor Angelo Rafael Greco; v. Corte dos terceirizados da limpeza e os impactos na rotina dentro dos departamentos, principalmente com o retorno das aulas. O professor Alexandre Monteiro pede que o IF se posicione contra a liberação das funcionárias da limpeza para o Setor de Parques e Jardins, visto que tal fato tende a deixar os setores do instituto a descoberto. O professor Emanuel Araújo acredita que o IF deva mapear as áreas físicas a serem atendidas, bem como o quantitativo de usuários (docentes, discentes e técnicos administrativos) em cada setor para a comprovação cabal da impossibilidade da redução do quadro da equipe de limpeza; vi. O professor Alexandre Monteiro relatou a situação da falta d´água no DPF e a questão da segurança no instituto e no campus, como um todo. O professor Emanuel Araújo entende que a DGV precisa fornecer uma estratégia de trabalho, na qual conste a rotina detalhada da equipe. A respeito da segurança, o Senhor Presidente comunicou os detalhes de sua reunião com o Sr. Silvio Cesar dos Santos, atual Diretor da DGV, e as impressões que teve e das propostas discutidas para a melhoria da segurança no entorno do IF. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião às onze horas e quarenta e seis minutos. Para constar, eu, Cleide Silva de Souza, lotada no Instituto de Florestas, lavrei a presente Ata que segue para assinatura digital minha e dos demais Conselheiros. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



(Assinado digitalmente em 22/08/2025 15:17 )
ALEXANDRE MONTEIRO DE CARVALHO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###866#3
(Assinado digitalmente em 25/08/2025 08:56 )
CLEIDE SILVA DE SOUZA
AUX EM ADMINISTRACAO
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###573#4



(Assinado digitalmente em 26/08/2025 10:05 )
EMANUEL JOSE GOMES DE ARAUJO
CHEFE DE DEPARTAMENTO - SUBSTITUTO
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###782#5



(Assinado digitalmente em 22/08/2025 12:31 )
NATANE AMARAL MIRANDA PADUA
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - TITULAR
CoordCGEFlo (12.28.01.00.00.00.00.26)
Matrícula: ###564#0



(Assinado digitalmente em 22/08/2025 23:48 )
ROBERTO CARLOS COSTA LELIS
DIRETOR DE INSTITUTO - TITULAR
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###192#4



(Assinado digitalmente em 25/08/2025 11:30 )
THUANE SOFIA GOMES DOS SANTOS
DISCENTE
Matrícula: 2021######4

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