Às dez horas e cinco minutos do dia treze de outubro do ano de dois mil e vinte e cinco, na Sala de Reunião do IF, no prédio do Instituto de Florestas, reuniu-se o Conselho de Unidade do Instituto de Florestas (CONSUNI ? IF), para a realização da 245ª Reunião Ordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. Eduardo Vinícius da Silva (Vice-Diretor do Instituto de Florestas ? Presidente), Prof. José Carlos Arthur Júnior (Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Chefe do Departamento de Produtos Florestais), Prof. Henderson Silva Wanderley (Vice-Chefe do Departamento de Ciências Ambientais), Prof.ª Alexandra Pires Fernandez (Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais), Prof.ª Natane Amaral Miranda Padua (Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal), Prof. Rogério Luiz da Silva (Representante dos Docentes) e Cleide Silva de Souza (Representante Titular dos Técnicos Administrativos). Constatado o quórum, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deu início a reunião. O Prof. Alexandre Monteiro, Chefe do DPF, perguntou ao Senhor Presidente se haveria a possibilidade de incluir o ponto Aprovação da criação do Laboratório de Química da Madeira, sob a Coordenação Provisória da professora Natália Dias de Souza, do Departamento de Produtos Florestais ? DPF/IF, como ponto extra-pauta. Após a aprovação da inclusão pelos demais Conselheiros, o Senhor Presidente passou então à leitura do primeiro ponto de pauta: Aprovação da eleição dos membros da chapa Sinergia Florestal para atuação no Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF), gestão 2025/2026. Memorando Eletrônico nº 28 / 2025 ? PROAES. Relatora: Prof.ª Natane Padua. O Senhor Presidente passou a palavra à relatora que fez a leitura do Memorando Eletrônico nº 28 / 2025 ? PROAES no qual consta a homologação do resultado da eleição para a composição do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF), gestão 2025/2026, onde a chapa ?Sinergia Florestal do CAEF? foi a vencedora com a seguinte composição: Rafael Lucas Marassi, Matrícula: 20230009407 ? Presidente; Any Gabriele de Souza Malheiros, Matrícula: 20230017042 ? Vice-Presidente; Luis Felipe Vieira Pinto Eugenio, Matrícula: 20220019473 ? Coordenador de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis; Déborah Pacheco Marques, Matrícula: 20250029855 ? Coordenador de Mídias e Comunicação; Mayara Dola de Carvalho, Matrícula: 20220004603 ? Coordenador de Eventos; João Carlos da Silva Lima, Matrícula: 20240016423 ? Coordenador de Finanças; Maria Eugênia Teixeira Seize, Matrícula: 20240017556 ? Coordenador de Patrimônio. Após a relatoria, o Senhor Presidente encaminhou o referido item para homologação e este foi aprovado por unanimidade. Dando continuidade, tratou-se do segundo ponto de pauta: Apresentação da Comissão de Gestão do Patrimônio Genético e de Conhecimento Tradicional Associado da UFRRJ. Relator: Prof. Rogério Luiz. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que a intenção da apresentação é orientar aos professores quanto à importância de registrar as informações na plataforma do SISGEN, bem como conscientizá-los das possíveis implicações no caso do não registro dos dados de pesquisas. Depois de ampla discussão sobre o assunto e questionamentos diversos, o Senhor Presidente sugeriu que a comissão agendasse uma participação nas reuniões dos departamentos com o objetivo de dirimir as dúvidas mais frequentes. Feito isso, o Senhor Presidente encaminhou a proposta para votação e esta foi aprovada por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do terceiro ponto de pauta: Aprovação do pedido de afastamento do docente Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero, de 23/02/2026 a 06/03/2026, para desenvolvimento de projeto de pesquisa em cooperação com a Universidad Politecnica de Madrid (UPM) ? Espanha. Processo nº 23083.058601/2025-09. Relator: Prof. Henderson Wandeley. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que explicou os objetivos do afastamento pleiteado. Sem que houvesse objeções, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação e o mesmo foi aprovado por unanimidade. Ato contínuo, tratou-se do quarto ponto de pauta: Aprovação do Resultado do Concurso Público para a Área de Estrutura anatômica da madeira e suas relações com a qualidade da madeira, silvicultura e meio ambiente, do Departamento de Produtos Florestais. Processo nº 23083.063257/2024-81. Relator: Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao Chefe do DPF, o professor Alexandre Monteiro, que informou que o concurso teve e dezenove candidatos inscritos, mas que apenas nove candidatos enviaram a documentação exigida e desse total, oito foram habilitados e um foi eliminado no primeiro dia por ter chegado após o início dos trabalhos. Apenas três candidatas chegaram até a etapa final, cuja pontuação ficou assim definida: 1º lugar ? Glaycianne Christine Vieira dos Santos, com 265,4 ? duzentos e sessenta e cinco vírgula quatro pontos; em 2º lugar ? Thayanne Caroline Casper Neto, com 260,5 ? duzentos e sessenta vírgula cinco pontos; em 3º lugar ? Daniela Minini, com 222,1 ? duzentos e vinte e dois vírgula um pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o Resultado do Concurso para votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Tratou-se, na sequência do quinto e sexto pontos de pauta, a saber: Processo nº 23083.048438/2025-68 - Aprovação do parecer daComissão de Avaliação da progressão funcional da Prof.ª Natália Dias de Souza, do nível I da classe Associado (C) para o nível II da classe Associado (C) e Processo nº 23083.023988/2025-74 ? Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação da progressão funcional do Prof. Fernando José Borges Gomes, do nível III da classe Adjunto (B) para o nível IV da classe Adjunto (B). Relator: Prof. Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que leu a documentação constante nos respectivos processos. No Relatório da Comissão consta que a docente Natália Dias de Souza teve carga horária média de 8,00 horas/aula semanais na Graduação e 1 hora/aula semanal na Pós-graduação, totalizando 9,00 horas/aula semanais. A docente contabilizou portanto, 579,0 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 486,0 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 1065,0 pontos. No segundo caso, de acordo com o Relatório da Comissão, o docente Fernando José Borges Gomes obteve carga horária média 7,2 horas/aula semanais na Graduação e 8,7 horas/aula semanal na Pós-graduação, totalizando 15,9 horas/aula semanais. O docente contabilizou assim, 1381,0 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e 2058,0 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 3439,0 pontos. Após o exposto, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, os quais foram aprovados por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do sétimo ponto de pauta: Aprovação do parecer da Comissão de Avaliação da promoção funcional do Prof. Bruno Araújo Furtado de Mendonça, do nível 4 da classe Adjunto (B) para o nível 1 da classe Associado (C). Processo nº 23083.045422/2025-01. Relator: Prof. Arthur Júnior. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que fez a leitura do Relatório da Comissão no qual consta que o docente obteve carga horária média de 6,5 horas/aula semanais na Graduação e 2,4 horas/aula semanais na Pós-graduação, totalizando 8,9 horas/aula semanais. O professor contabilizou portanto, 514,95 pontos no Grupo 1 (Atividades de Ensino, Orientação Discente e de Qualificação) e356,0 pontos no Grupo 2 (Produção Científica, Técnica, Atividades de Pesquisa, Extensão, Administração e Representação), perfazendo 871,0 pontos. Finalizada essa etapa, o Senhor Presidente encaminhou o pleito para votação, e o mesmo foi aprovado por unanimidade. A seguir, o Senhor Presidente fez a leitura do oitavo ponto de pauta: Ações do Instituto frente aos problemas de acesso à rede (configuração da rede Eduroam, rede cabeada com baixa velocidade, anexos do DS sem internet). Relator: Prof. Arthur Júnior. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que expôs as dificuldades geradas pela oscilação constante da rede de internet, mais especificamente no Departamento de Silvicultura. Após amplo debate, o Colegiado votou favoravelmente de que a Diretoria do Instituto envie um memorando à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), com cópia à Reitoria, convidando o Coordenador responsável para participar de uma reunião do CONSUNI a fim de nos informar se existe previsão de resolução da situação mencionada. O Senhor Presidente encaminhou a proposta para votação, sendo a mesma aprovada por unanimidade. Passou-se então ao nono ponto de pauta: Aprovação da criação do Laboratório de Química da Madeira, sob a Coordenação Provisória da professora Natália Dias de Souza, do Departamento de Produtos Florestais ? DPF/IF. Relator: Prof. Alexandre Monteiro. O Senhor Presidente passou a palavra ao relator que relembrou aos presentes sobre as orientações da Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CoPesq/PROPPG) quanto ao funcionamento dos laboratórios, conforme o contido no Regimento Geral de Laboratórios de Pesquisa da UFRRJ. Ao concluir, o Senhor Presidente encaminhou a proposta para votação e esta foi aprovado por unanimidade. Em Assuntos Gerais, foram abordados pelo Senhor Presidente, a título de lembrete, os seguintes tópicos: i. Memorando Circular nº 613/2025 ? PROAF ? Racionamento de distribuição de galões de água mineral e ii. Memorando Circular nº 616/2025 ? PROAF ? Esclarecimentos quanto ao Memorando Circular nº 616/2025 ? PROAF que trata do Inventário Patrimonial e da necessidade do preenchimento do Formulário de Cadastramento e Usuários no SIADS (DCF) e enviarem para o Departamento de Contabilidade e Finanças anexando a Portaria de Designação. A professora Alexandra Pires, Coordenadora do PPPGCAF, falou sobre o Edital PPGCAF 004/2025 Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais e Florestais, cujo período para inscrições começa no dia 15/10/2025 e termina no dia 25/11/2025. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião às onze horas e cinquenta e oito minutos. Para constar, eu, Cleide Silva de Souza, lotada no Instituto de Florestas, lavrei a presente Ata que segue para assinatura digital minha e dos demais Conselheiros.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.