MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FLORESTAS


ATA Nº 1283 / 2020 - IF (12.28.01.26)

Nº do Protocolo: 23083.028129/2020-67
Seropédica-RJ, 02 de Julho de 2020.

Ata da Reunião Extraordinária No 002/2020 do Conselho de Unidade do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizada em 26 de junho de 2020.

Às dez horas do dia vinte e seis de junho, do ano de dois mil e vinte, no Ambiente Virtual "Conferência Web RPN", reuniu-se o Conselho de Unidade (CONSUNI-IF), para a realização da 02ª Reunião Extraordinária, contando com a presença dos seguintes Conselheiros: Prof. João Vicente de Figueiredo Latorraca (Diretor do Instituto de Florestas - Presidente), Prof. Paulo Sérgio dos Santos Leles (Vice-Diretor do Instituto de Florestas), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Vice - Chefe do Departamento de Produtos Florestais), Prof. Gustavo Bastos Lyra (Vice Chefe do Departamento de Ciências Ambientais), Prof. Eduardo Vinícius da Silva (Chefe do Departamento de Silvicultura), Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Florestais), Prof. André Felippe Nunes de Freitas (Coordenador do Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável), Prof. Emanuel José Gomes de Araújo (Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal), Prof. Bruno Araújo Furtado de Mendonça (Representante dos Docentes), Marcelo Barroso Alves Pessoa (Representante dos Técnicos Administrativos) e Julie Alves Filgueira de Andrade (Representante dos discentes de Graduação). A reunião contou também com a presença dos professores Leandro Martins Fontoura e José Carlos Arthur Júnior, como convidados. Constatado o quórum, o Presidente, Prof. João Vicente agradeceu a todos e deu início a reunião com pauta única "Proposta de Estudos Continuados Emergenciais - ECE". Relator: Prof. João Vicente Latorraca. Com a palavra, o prof. João Vicente Latorraca pediu a todos os gestores que fizessem um breve relato do que foi discutido em suas respectivas Subunidades Acadêmicas e dos apontamentos levantados pelos mesmos em relação à referida proposta. O primeiro a falar foi o Coordenador do PPGPDS, Prof. André Felippe, que relatou ter realizado reuniões extraordinárias com o Colegiado Executivo do PPGPDS, e que fará, ainda, uma reunião com o Colegiado Pleno para deliberarem sobre o ensino remoto emergencial. Informou que a deliberação proposta pela PROPPG e aprovada pelo CEPE regulariza e orienta sobre os procedimentos a serem adotados pelos programas de pós-graduação da UFRRJ, como adequações nas ementas e posterior aprovação pelo colegiado Pleno, levantamento de plataformas, apoio pela PROPPG e COTIC, dentre outras coisas. Ao retomar a palavra, o prof. João Vicente informou que a Universidade está prestes a fechar um contrato com o Google para garantir o suporte para a ministração das aulas online. Continuando o Prof. João Latorraca disse que esses serviços são gratuitos para as instituições de ensino. Na sequência, pediu a palavra o Coordenador do PPGCAF, Prof. Alexandre Monteiro que informou ter realizado uma reunião ampliada na última semana, onde ficou decidido pelo retorno das aulas, ainda no mês de julho, pelo menos para algumas disciplinas. O prof. Alexandre Monteiro mencionou também que a Câmara de Pós-Graduação está elaborando uma caixa de ferramentas que possibilite a elucidação de dúvidas, e comprometeu-se a enviá-la para as Coordenações o mais breve possível. Ainda com palavra, o mesmo professor mencionou que as disciplinas do PPGCAF sofrerão adequações em suas ementas e, que o programa por ele coordenado tem mais uma reunião agendada, para o dia 01/07/2020, que contará com a presença dos discentes, cujo objetivo é dirimir as dúvidas para que a efetiva retomada das aulas possa se concretizar. Nesse momento, o Senhor Presidente, Prof. João Vicente perguntou se os programas já teriam previsão de datas para retomadas das aulas. Em resposta, o coordenador do PPGPDS, Prof. André Felippe disse que depende das demandas que surgirem, para então definir o calendário de reinício das aulas. O Senhor Presidente, Prof. João Vicente questionou aos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação e da Graduação se estes teriam algum encaminhamento a respeito das diretrizes propostas pelos GTs. Os coordenadores da Pós-graduação disseram que não, visto que as conversas sobre o tema, no âmbito da Pós-graduação, já estão bem avançadas. Ao pedir a palavra, o Prof. Emanuel Araújo fez um resumo do documento elaborado pela Coordenação da Graduação, citando os principais pontos levantados. O Vice Chefe do DPF, Prof. Alexandre Monteiro, falou na sequência e listou as seis sugestões levantadas, durante reunião do departamento, para serem encaminhadas às instâncias superiores da Universidade. Quando fez uso da palavra, o Chefe do DS, Prof. Eduardo Vinícius também relatou os apontamentos do seu departamento em relação à proposta ora discutida. O Prof. Gustavo Lyra, Vice Chefe do DCA, assim como os demais, também expôs as considerações levantadas pelo departamento por ele representado em sua reunião ordinária realizada no corrente mês, assim como sugestões específicas enviadas pelas áreas que compõem o DCA (Conservação da Natureza, Ecologia e Meteorologia e Climatologia). O relator, Prof. João Vicente Latorraca, aproveitou para esclarecer as dúvidas levantadas pelo DCA. De posse da palavra, o Prof. Paulo Sérgio fez alguns apontamentos sobre o item que trata da exclusão de Pré-requisitos, considerado inadequado. Outro ponto citado por ele foi a questão das Disciplinas Optativas, cuja situação não está explicitada no documento analisado. A Representante discente, Julie Alves, ao fazer uso da palavra, ressalta que, a garantia da não obrigatoriedade de matrícula para aulas online, também deve ser estendida aos alunos bolsistas, proposta essa sugerida pela coordenação do curso de Engenharia Florestal. Em sua fala, o servidor Marcelo Pessoa, Representante dos Técnicos Administrativos, levantou suas dúvidas a respeito de como e quando serão ministradas as aulas práticas da Pós-Graduação, bem como se estas serão gravadas ou se serão ao vivo, dentro da plataforma utilizada; além disto, ressaltou que a categoria dos técnicos-administrativos, em assembleia extraordinária do SINTUR-RJ, realizada por teleconferência, manifestou-se contrária à realização do ensino remoto na UFRRJ, devido à precarização do mesmo, evidenciada nos problemas técnicos que costumam ocorrer, quando são realizadas reuniões de qualquer tipo usando plataformas digitais, como têm ocorrido nas últimas reuniões de colegiados da universidade por teleconferência. Manifestou ainda preocupação com os alunos mais carentes, que certamente terão dificuldades para acompanhar aulas ministradas remotamente por não possuírem equipamentos nem acesso à internet com qualidade minimamente satisfatória para assistirem às aulas desta forma. Ao retomar a palavra, o Prof. Emanuel Araújo, Coordenador da Graduação, destacou os pontos que envolvem tantos os discentes formandos quanto os não formandos. O Prof. André Felippe, Coordenador do PPGPDS, pediu a palavra para responder ao servidor Marcelo Pessoa quanto às dúvidas por ele suscitadas. O chefe do DS, Prof. Eduardo Vinícius, foi o próximo a falar e procurou expor o receio de todos os docentes do departamento por ele chefiado, no que diz respeito à implementação da carga horária e de que forma se dará a sua comprovação para efeitos de processos de progressão de promoção dos docentes. Após todos manifestarem suas posições, o Senhor Presidente, Prof. João Vicente, fez o encaminhamento dos principais pontos abordados pelos conselheiros, a fim de reuni-los para deliberação da plenária. Assim, passou a deliberar sobre os pontos levantados para serem encaminhados às Instâncias Superiores para análise e adequações da Proposta de Estudos Continuados Emergenciais - ECE. Ao todo foram aprovadas 21 sugestões/propostas, a saber: i) aprovar o período especial com o tempo de 12 semanas, mas alerta que, no caso da adoção dessa proposta, duas dúvidas surgem: como será feita a adequação do conteúdo programático das disciplinas e como será a comprovação das horas semanais para fins de progressão/promoção funcional; ii) realizar treinamento para docentes que necessitarem para uso de ferramentas digitais/remota. Contudo é preciso resolver a questão dos professores que estarão de férias (maioria) no mês de julho, data programada para esse treinamento; iii) oferecer Infraestrutura adequada para gravação das aulas (ambiente, gravação, apoio da COTIC, etc), para a forma assíncrona; iv) tomar providências quanto à questão dos direitos autorais/imagem das aulas gradadas ou online. O CONSUNI-IF sugere que os alunos assinem um termo de compromisso de não gravar e nem divulgar sem autorização as aulas, no momento de realização da matrícula, de preferência por meio do SIGAA; v) Ofertar vagas nas disciplinas a todos os alunos e não somente aos formandos, porém com um número restrito de vagas; vi) Manutenção dos horários das disciplinas (percentual síncrono); vii) oficializar a presença de Monitoria/Tutoria nas disciplinas, por alunos de pós-graduação para ajudarem os alunos de matriculados (práticas em docência); viii) sugerir que a administração superior esclareça a comunidade acadêmica todas as questões relacionadas com as Progressões/Promoções dos servidores, dadas as condições especiais do ECE, em especial a carga horária aula computada; ix) sugerir o início das atividades em setembro para que haja tempo de preparar as aulas e realizar treinamentos necessários, garantindo o direito de férias. x) garantir que os discentes bolsistas (PET, PIBIC, FAPERJ, monitorias, etc) e os que recebem auxílios da Universidade




(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:29 )
ALEXANDRE MONTEIRO DE CARVALHO
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - TITULAR
PPGCAF (12.28.01.00.00.00.00.27)
Matrícula: ###866#3
(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:21 )
ANDRE FELIPPE NUNES DE FREITAS
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - TITULAR
PPGPDS (12.28.01.00.00.00.00.28)
Matrícula: ###817#0



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:44 )
BRUNO ARAUJO FURTADO DE MENDONCA
PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###456#4



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:17 )
EDUARDO VINICIUS DA SILVA
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptSil (12.28.01.00.00.00.00.31)
Matrícula: ###176#4



(Assinado digitalmente em 22/07/2020 08:57 )
EMANUEL JOSE GOMES DE ARAUJO
COORDENADOR CURS/POS-GRADUACAO - TITULAR
CoordCGEFlo (12.28.01.00.00.00.00.26)
Matrícula: ###782#5



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:28 )
GUSTAVO BASTOS LYRA
CHEFE DE DEPARTAMENTO - TITULAR
DeptCAmb (12.28.01.00.00.00.00.29)
Matrícula: ###740#5



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:10 )
JOAO VICENTE DE FIGUEIREDO LATORRACA
DIRETOR DE INSTITUTO - TITULAR
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###169#3



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:20 )
MARCELO BARROSO ALVES PESSOA
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
DeptPF (12.28.01.00.00.00.00.30)
Matrícula: ###452#3



(Assinado digitalmente em 03/07/2020 09:31 )
PAULO SERGIO DOS SANTOS LELES
DIRETOR DE INSTITUTO - SUBSTITUTO
IF (12.28.01.26)
Matrícula: ###993#5



(Assinado digitalmente em 02/07/2020 11:14 )
JULIE ALVES FILGUEIRA DE ANDRADE
DISCENTE
Matrícula: 2018#####9

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